10 benefícios do melão para a saúde
05/08/2017 20:35 em Bemstar

O melão e um fruto cultivado de uma planta rasteira. Podemos encontrar uma variedade de tipos, como o melão Amarelo, o Honey Dew, conhecido como pingo de mel, o melão Gália e o Cantaloupe.

De maneira geral, o melão é composto por 80% de água e por uma quantidade moderada de açúcares. É uma das frutas mais ricas em sódio, mas também contém o potássio, magnésio e cálcio. A quantidade de betacaroteno varia. Quanto mais alaranjada a coloração da polpa, maior a concentração destes nutrientes.

Benefícios do melão

  • Auxilia com efeito diurético
  • Controle de pressão arterial
  • Efeito levemente laxante
  • Ajuda na manutenção de um peso saudável (podendo ser inserido em dietas)
  • Ação antioxidante no organismo
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Participa da formação de colágenos
  • Participa da formação de ossos
  • Participa da formação de glóbulos vermelhos
  • Facilita absorção de ferro dos alimentos de origem vegetal

Devido a seu alto teor de água ele auxilia com efeito diurético, aliado a presença de potássio, ajuda também no controle de pressão arterial. Além de ter um efeito levemente laxante, por conta da presença de agua, fibras e do magnésio, que fazem do melão um bom auxiliar do trabalho intestinal.

Como fornece uma quantidade moderada de carboidratos (açúcares) e com baixas calorias no total, também ajuda na manutenção de um peso saudável, podendo ser inserido em dietas de restrição calórica.

Além de tudo isto, a vitamina C que também está presente na fruta, têm uma ação antioxidante no organismo, ajudando a prevenir vários tipos de doenças, como exemplo as do coração. E esta vitamina C fortalece o sistema imunológico e participa da formação de colágeno, ossos e glóbulos vermelhos, e ainda facilita a absorção de ferro dos alimentos de origem vegetal.

Embora ele possua o sódio, não deve ser encarado com receio pelos hipertensos, pois o sódio é um mineral necessário para funções como a transmissão do impulso nervoso, contração de músculos, absorção de nutrientes pelas células, entre várias outras, e além disto, tudo e questão de equilíbrio!

Contraindicações

Não há nenhuma contraindicação de consumo, porém, como tudo na vida, consumo moderado é a melhor escolha.

Tipos de melões

Com diferenças de cor, textura da casca e sabor, a diversidade dos melões é grande. O melão amarelo e o pingo de mel continuam a ser as variedades com maior oferta e melhor preço.

O mais conhecido e o melão amarelo que também e conhecido como melão comum, ele é oval, tem a casca rugosa e a sua polpa varia do tom branco-esverdeado ao creme.

Ele é bem resistente ao transporte, tem a polpa carnosa e firme. O honey dew, conhecido como pingo de mel, possui uma polpa bem açucarada e suculenta. A casca é mais lisa e amarela e a polpa, branca. O Orange é mais redondo, tem a casca lisa e branca ou levemente amarelada, e a polpa alaranjada, muito docinho quando maduro. A variação Orange verde, diferencia-se por ter uma polpa esverdeada, mas mantém as mesmas características exteriores de cor e formato.

O melão Galia e esférico, de casca reticulada que vai da cor amarelo-esverdeada ao amarelo intenso quando está bem maduro, tem a sua polpa branca esverdeada e macia. O Cantaloupe tem a casca um pouco mais fina e reticulada, verde-claro ou amarela, tem a polpa cor-de-abóbora.

Como escolher o melhor melão

Para realizar a escolha no momento da compra, e preciso observar a cor da casca, e dar uma leve pressionada na parte inferior do melão, do lado oposto à haste. Se ele ceder um pouco, significa que está no ponto. Se a casca está pegajosa, com manchas úmidas e pouco consistente, o melão já está passando do ponto.

As melhores safras de melão ocorrem na primavera e início do verão. No nosso pais a safra vai de outubro a janeiro, e dezembro é considerado o melhor mês para comprar a fruta, tanto por sua qualidade quanto pelo melhor preço.

Como consumir o melão

Quando a compra foi realizada do fruto bem maduro, o ideal é consumi-lo o mais rápido possível. Depois de aberto, deve ser guardado na geladeira, coberto por filme plástico.

 

Quando ele não estiver totalmente maduro, pode ser guardado, inteiro, em temperatura ambiente, até atingir um ponto melhor para o consumo.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!